Som Ficha de trabalho nº 1

 Som e áudio digital


  Som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais (que têm massa e elasticidade), como os sólidos, líquidos ou gasosos.

  O som digital, ou áudio digital, consiste na representação digital de uma onda sonora por meio de código binário. O processo que envolve, na captação ou gravação, a conversão do som analógico para digital (ADC, Analog to digital converter) e, na reprodução, a conversão do som digital para analógico (DAC, Digital to analog converter) permite que o som seja armazenado e reproduzido por meio de um CD, MiniDisc ou DAT, de bandas sonoras de filmes digitais, de arquivos de áudio em diversos formatos, como WAV, AIFF, MP3, OGG, e de outros meios.Resultado de imagem para som

            Dentro dos formatos não comprimidos temos:


  WAV (ou WAVE), forma curta de WAVEform audio format, é um formato-padrão de arquivo de áudio da Microsoft e IBM para armazenamento de áudio em PCs.


   O Audio Interchange File Format (AIFF em abreviatura) é o formato de áudio que pode ser utilizado em computadores pessoais e outros aparelhos eletrônicos reprodutores de áudio. Foi desenvolvido em 1988 pela Apple Inc. baseado em um formato anterior, o IFF, desenvolvido pela Eletronic Arts. É normalmente usado em aparelhos com o Mac OS e em computadores Silicon Graphics.
   Uma pasta SND (SouND) é uma pasta de som em formato digital. 
Normalmente, uma.snd file contém uma pasta NeXT de som. Isto é essencialmente o mesmo que as pastas em formato au usadas pela Sun Microsystems. Os primeiros 4 bits de uma pasta .sndfile contém o hexa número 0x2e736e64 que aparece como ".snd" quando interpretado como texto ASCII.

   MIDI (acrônimo do inglês Musical Instrument Digital Interface - Interface Digital de Instrumentos Musicais) é um padrão de interconexão física (interface digital, protocolo e conexão) e lógica, criado em 1982 por um consórcio de fabricantes de sintetizadores japoneses e americanos, que facilita a comunicação em tempo real entre instrumentos musicais eletrônicos, computadores e dispositivos relacionados.

   Uma faixa de CD de Áudio ou um arquivo CDA é pequeno (44 bytes) e é gerado automaticamente pelo Microsoft Windows para cada faixa em um CD de áudio. O arquivo contém informação de indexação para que os programas de reprodução de mídia executem ou copiem o disc. O nome do arquivo é dado no formato Track.


                      Formatos Comprimidos:

       Com perdas:

   O Moving Picture Experts Group (MPEG) — em português Grupo de Especialistas em Imagens com Movimento — foi formado pela ISO para definir padrões para a compressão e transmissão de áudio e vídeo. Sua primeira reunião ocorreu em Maio de 1988 em Ottawa, Canadá. No final de 2005, o MPEG evoluiu para incluir aproximadamente 350 membros oriundos de várias indústrias, universidades e instituições de pesquisa. A designação oficial do MPEG está no ISO/IEC JTC1/SC29 WG11 - Coding of moving pictures and audio (Codificação de vídeos e áudio).

   QuickTime (conhecido também como QT) é uma estrutura de suporte (framework) multimídia, marca registrada, desenvolvida pela Apple, Inc., capaz de manipular formatos de video digital, mídia clips, som, texto, animação, música e vários tipos de imagens panorâmicas interativas. A versão actual do software é 7.70.80.34 para Windows Vista e XP (Service Pack 2) e Macintoshes.


       Sem perdas:

   Windows Media Audio 9 Lossless é um codec de áudio sem perdas desenvolvido pela Microsoft, lançado no início de 2003.Este formato consegue converter o áudio em uma taxa de bitrate muito alta, variando entre 470 Kbit/s a 970 Kbit/s, ele também suporta áudio 5.1 e qualidade 24-bit/96-khz sem perdas. Isso equivale a um tamanho de arquivo que varia entre 206 a 411 MB.

   Apple Lossless, também conhecido como Apple Lossless Codec de Áudio (ALAC) ou Apple Lossless Encoder (ALE), é um formato de codificação de áudio e sua implementação de codec de áudio de referência, desenvolvida pela Apple Inc. para compressão de dados sem perdas de música digital. Depois de inicialmente mantê-lo proprietário desde o seu início em 2004, no final de 2011 a Apple fez o codec disponível de código aberto e royalty-free. Tradicionalmente, a Apple se referiu ao codec como Apple Lossless, embora mais recentemente eles começaram a usar o termo abreviado ALAC quando se refere ao codec.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ergonomia e algumas regras da ergonomia na utilização do computador

Realidade Aumentada

Representação digital da informação