Utilização do Sistema Multimédia - Imagem

Compressão de dados


   A compressão de dados envolve a codificação da informação de modo que o arquivo tome menos espaço. Algumas técnicas são gerais, e outras específicas para certos tipos de dados, tais como voz, imagem ou texto. A variedade de técnicas é enorme, de forma que veremos apenas alguns exemplos.
   Começamos por dividir as técnicas de compressão de dados em duas metades bem distintas: compressão sem perdas e compressão com perdas. 

  • Compressão sem perdas: são aquelas operações que não admitem alguma perda de qualidade dos dados (exemplo: as imagens gif que vamos falar mais à frente). 
  • Compressão com perdas: são aquelas operações que admitem alguma perda de qualidade dos dados (exemplo típico: as imagens .jpg na internet em que se percebe uma diminuição da qualidade próximo às bordas ou, inclusive, trocas de cor na imagem). 
            Formatos de ficheiros de imagem bitmap:

  • BMP (Bitmap): Um ficheiro BMP é um ficheiro de imagem gráfico que armazena os pixéis sob a forma de quadro de pontos e gerindo as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a um suporte indexado.



      Richie Brown fun dinosaur sled
      • GIF (Graphics Interchange Format): É uma extensão aplicada a imagens comprimidas e codificadas pela especificação LZW, método que não acarreta perda de informação, ou seja, uma imagem GIF pode ser lida e gravada infinitas vezes e sempre será idêntica à original.






          • JPEG (Joint Photographic Experts Groups): É um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite escolher o tamanho de armazenamento e o seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente obtém-se uma compressão com uma perda pouco percetível na qualidade da imagem.






              • PDF (Portable Document Format): É um formato de arquivo desenvolvido para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.






              • PNG (Portable Network Graphics): É um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.





              • TIFF (Tagged Image File Format): É um formato de arquivo para imagens digitais criado para uso no processo de impressão PostScript. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores.









              https://greeceintech.files.wordpress.com/2014/11/compressao.jpghttp://digital-photography-school.com/wp-content/uploads/2006/08/jpeg.pnghttp://d2r5da613aq50s.cloudfront.net/wp-content/uploads/284545.image0.jpg
              https://lh3.googleusercontent.com/8VF8Oom0BIT89x24dFfhjexnQ2EQy_vNx5Qxob9rWxzPDyuc55IzB5POJ1Vcm2Xve4o2=w300
              http://vignette4.wikia.nocookie.net/clubpenguin/images/2/2d/Illuminati.png/revision/latest?cb=20150117022611

              Comentários

              Mensagens populares deste blogue

              Ergonomia e algumas regras da ergonomia na utilização do computador

              Realidade Aumentada

              Representação digital da informação