Multimédia

   Multimédia

   Multimédia é a combinação, controlada por computador (computador pessoal, periférico e dispositivo móvel) de pelo menos um tipo de média estática (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de média dinâmica (vídeo, áudio, animação). 



    Quando se afirma que a apresentação ou recuperação da informação se faz de maneira multi-sensorial, quer-se dizer que mais de um sentido humano está envolvido no processo.
 


   O termo multimédia refere-se portanto a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos.







Tipos de multimédia:

Natureza espaço-temporal:

   Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, textos e gráficos.
   
   Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de média dinâmico.

   Existem vários tipos de meios de comunicação na empregues na multimédia:

  • Som (voz humana, música, efeitos especiais);
  • Fotografia (imagem estática);
  • Vídeo (imagens em pleno movimento);
  • Animação (desenho animado);
  • Gráficos;
  • Textos (incluindo números, tabelas, etc.).

Origem:
 
  •  Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador;
  •  Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.


Modos de divulgação nos conteúdos de multimédia: 

   Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.
   Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD.



https://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia
http://www.stimuli.pt/imagens/programa_disciplinas/informatica/catalogo_multimedia_01.jpg
http://www.nawebti.net/images/servicos/multimedia.jpg

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ergonomia e algumas regras da ergonomia na utilização do computador

Utilização do sistema multimédia - Texto

Realidade Aumentada